Gestão Financeira

20
Compartilhe este curso:
Informação do curso

Você precisa ouvir esta mensagem!

Planejar economicamente qualquer empreendimento é uma grande responsabilidade. Pensando nisso, construímos o curso de Gestão Financeira que tem como objetivo conhecer e utilizar as informações geradas pela contabilidade, de forma mais específica, compreender a necessidade de uma administração minuciosa das atividades financeiras e a garantia de permanecer no mercado.

Quando se pretende administrar financeiramente uma empresa, tem-se que ter em mente todo um conjunto de decisões que norteará seu rumo. Estas decisões são calcadas no estudo da movimentação de fundos, e pressupõem duas rotas básicas: as decisões de financiamento e as de investimento. A primeira está correlacionada com as atividades de captação de recursos e a segunda com as atividades de aplicação de recursos. Ambas podem ser estudadas no curto ou no longo prazo, dependendo de suas características. Os recursos captados, por sua vez, podem ser próprios ou de terceiros, o que implica num estudo mais aprofundado para determinar qual o mais viável.

Assim sendo, podemos definir FINANÇAS, como a arte e a ciência de administrar o dinheiro, ou a ciência que estuda a movimentação financeira entre os agentes econômicos. Estes agentes podem ser instituições, mercados ou instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais.

Como toda ciência moderna, a administração financeira contou e conta com a estreita colaboração de outras ciências, tais como:

  • Contabilidade – Ciência que subsidia as decisões financeiras com os dados de seus demonstrativos e relatórios.
  • Matemática Financeira – Ciência que situa os números das finanças no tempo e facilita seu entendimento.
  • Estatística – Ciência que colabora com seus dados e previsões às decisões de cunho administrativo/financeiro.
  • Economia – Ciência que ensina como a empresa deve se colocar dentro das variáveis econômicas e das leis que as regem.
  • Direito – Ciência que orienta o disciplinamento legal dos procedimentos administrativo/financeiros.
  • Informática – Ciência recente, mas de grande utilidade para o administrador financeiro pela rapidez e confiança no ordenamento de dados e elaboração de relatórios.

eLearny’s Testimonials

What Students think of us

Start a Journey. Enroll Now

Learn Something wherever you are

Join a Course Now